27 outubro 2011

Qual açúcar usar?



Uma pergunta muito comum no consultório é qual açúcar usar. Pensando nisso, resolvi expor os tipos de açúcar, e o que cada um nos oferece. Assim, podemos ao final, concluir qual açúcar usar para cada situação.
A cor de cada açúcar é determinado pelo refinamento. Quanto mais escuro menos processos ele passou, e mais os nutrientes estão preservados.
Refinado (Açúcar Branco)
É o mais comum nos supermercados, no processo de refinamento, o açúcar recebe aditivos químicos, que tornam ele branco. Nesse processo perdemos as vitaminas e minerais, e fica o que chamamos de "calorias vazias".
Mascavo (Escuro)
Ele é escuro e bem úmido, extraído logo após o cozimento do caldo de cana, não passa pelo processo de refinamento, preservando o cálcio, ferro e os sais minerais. O gosto forte costuma desagradar. O excesso de umidade costuma propiciar o aparecimento de fungos.
Demerara (Marrom-claro)
Esse açúcar com nome estranho, passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico, tem valor nutricional alto parecido com o açúcar mascavo. Seu sabor é agradável, e fica ótimo no preparo de doces e bolos.
Cristal
Difícil de dissolver em água, seus cristais são grandes e transparentes. Depois do seu cozimento ele passa por refinamento, que leva em torno de 90% dos seus nutrientes. Por ser econômico, aparece com freqüência em receitas de bolos e doces.
Orgânico
É uma forma de cultivo do açúcar. Onde não são utilizados aditivos químicos em seu plantio e nem em sua industrialização.
Ainda temos os menos usados em casa: confeiteiro (bem fininho); Frutose (extraído de fruta e do milho, com valores bem altos, e sem valores nutricionais), Líquido (não é comercializado, usado na indústria), Light (bastante divulgado, que é uma mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais).
Costumo recomendar quando não há nenhuma restrição, o açúcar demerara, por preservar seus nutrientes sem ter os aditivos químicos indesejáveis.
Dúvidas? Me escreva!
E-mail: clarapcostafonseca@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário