26 outubro 2014

Disbiose Intestinal



O intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, executando diversas atividades, sendo capaz de permitir a entrada de determinados nutrientes e, até mesmo, de impedir que certas substâncias prejudiquem a nossa saúde.
Entre outras funções destacam-se a produção de vitaminas do complexo B, vitamina K, enzimas digestivas, absorção de nutrientes, redução dos níveis de colesterol, desintoxicação hepática, maturação do sistema imunológico, entre outros.

Como ter um intestino saudável

Ter um intestino saudável é essencial para uma melhor qualidade de vida, seu funcionamento correto e sua regularidade são fundamentais.
Nossa alimentação ocidental moderna composta de poucas fibras, rica em açúcar e aditivos alimentares se torna um meio oportuno para a proliferação de bactérias ruins ao organismo, gerando consequências deletérias à saúde.
O que é Disbiose Intestinal
Assim a nossa flora intestinal pode ser prejudicada quando há um desequilíbrio, quando a quantidade de bactérias maléficas (patogênicas) é superior às bactérias benéficas, ocorrendo então o que chamamos de Disbiose Intestinal, um distúrbio que afeta negativamente a saúde podendo acarretar diversos sintomas, manifestações clínicas, além de desnutrição, sobrepeso e até o surgimento de doenças mais graves, como o câncer no colo retal.
A disbiose intestinal inibe a formação de vitaminas produzidas no intestino, como a vitamina B12 e permite o crescimento desordenado de fungos e bactérias, impactando no bom funcionamento do organismo.
Sintomas da Disbiose Intestinal
Fique atento a alguns dos sintomas da disbiose intestinal:
·       refluxo,
·       gases,
·       cólicas intestinais,
·       distensão e dor abdominal,
·       constipação (prisão de ventre),
·       diarreia, fezes com gordura,
·       muco ou sangue nas fezes,
·       dores de cabeça, baixa imunidade,
·       alergias ou fadiga.

As causas da Disbiose Intestinal
As principais causas da disbiose intestinal são: alimentação pobre em fibras e nutrientes essenciais, baixa ingestão de água, consumo excessivo de açúcar, gorduras, proteínas e alimentos consumo excessivo de alimentos processados em detrimento de alimentos crus, deficiência de vitaminas e minerais, uso frequente e indiscriminado de antibióticos, anti-inflamatórios hormonais e não hormonais, antiácidos e laxantes, excessiva exposição a toxinas ambientais, estresse, entre outros.

Dicas para melhorar o equilíbrio intestinal
Seguem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o equilíbrio intestinal, evitando qualquer sintoma de disbiose:
·       Mantenha uma dieta equilibrada e balanceada
·       Consuma fibras alimentares diariamente (frutas e verduras e cereais integrais)
·       Diminua o consumo de carboidratos refinados (pão, massas, bolos, doces concentrados)
·       Controle a ingestão de carnes vermelhas
·       Diminua a ingestão de leite e derivados e de gorduras
·       Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
·       Utilize alimentos ou suplementos probióticos e prebiótico
·       Se necessário, utilize complementos vitamínicos/minerais em pó ou em cápsulas
·       Pratique exercícios físicos regulares, uma caminhada diária já é um bom começo!
Qualquer incômodo, dor ou funcionamento irregular do seu intestino, procure um nutricionista para a elaboração de um plano alimentar individualizado e também o seu médico gastroenterologista para avaliação periódica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário