"É uma doença física como outra qualquer, só que desorganiza as reações emocionais.
A depressão é muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter.
É muito comum ouvir as pessoas dizer que estão “deprês” ou deprimidas, quando apenas estão chateadas, estressadas ou porque se desentenderam com alguém.
Independente do estado de espírito, até o ser mais iluminado perderia a paciência ou se chatearia numa briga de trânsito, invertida profissional, falta de grana, doença na família, perda de um ente querido, desemprego, crise conjugal e etc... Isto é comum na vida das pessoas, oscilamos o nosso humor diariamente. Só que depois de um curto período de tempo voltamos ao normal, sem grandes dramas, correndo atrás do prejuízo.
Já a pessoa deprimida ou com predisposição, às vezes com uma chateação corriqueira, pode ser nocauteada e cair num abismo sem fim ou então, ser mais resistente, mas numa crise brava também vai pro abismo. Por que é assim mesmo que se sente um deprimido. Uma pessoa sem perspectiva de vida, sem amor próprio, pessimista, desanimada que não vê graça em nada a não ser no seu isolamento e luto em vida.
Na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral. Porque embora muitas pessoas acham que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor."
Como a Nutrição pode ajudar?
A depressão é uma doença, um desequilíbrio bioquímico, e com os nutrientes corretos podemos ajudar a melhorar o quadro depressivo.
Que nutrientes estão faltando?
*Vitaminas do Complexo B: Cereal integral, folhosos verde-escuro, ovos, sementes;
*Vitamina C: Acerola, Abacaxi, Laranja, Goiaba, Caju, Morango;
*Magnésio: Vegetais verde-escuro e Cereal integral;
*Potássio: Banana, Batata com casca, Tomate, Espinafre, Laranja, Aves, Peixes;
*Cobre: Ostra, Nozes, Cereais, Aves, Mariscos, Leguminosa seca (lentilha, ervilha...);
*Ferro: Carnes, Folhosos verde-escuro;
*Cromo: Brócolis, Banana, Maçã, Batata;
*Vanádio: Aveia, Óleos vegetais, Trigo sarraceno, Cenoura, Repolho, Arroz;
Importante: Procure sempre ajuda de um profissional capacitado para o acompanhamento adequado dentro das suas necessidades!!!
Gostou? Compartilhe!!!
Dúvidas? Me escreva: clarapcostafonseca@yahoo.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário