28 maio 2013

Lanche Infantil = Perigo!




É só dar uma rápida olhada na hora do recreio e lá estão eles...os famosos salgadinhos de milho e a batata frita!!!

Freqüentemente consumido, não só na hora do recreio, mas em casa!

Sei que a vida é corrida e os pais trabalham o dia inteiro, mas vamos avaliar o que os nossos pequenos andam comendo?

Ao olhar atentamente a lista de ingredientes podemos observar algo em comum entre eles (além de muita gordura - satura e trans, sódio, e do milho transgênico - lembra? Aquele "T" dentro de um triângulo amarelo), o famoso GLUTAMATO MONOSSÓDICO.

O que é Glutamato Monossódico?

"Atualmente o glutamato monossódico (GMS) é amplamente utilizado na indústria de alimentos como realçador de sabor. Segundo órgãos regulatórios como o FDA e a ANVISA, este está classificado como um aditivo seguro e por isso não possui um limite máximo regulamentado. O limite ficaria a critério da indústria de acordo com a intensidade de sabor que esta deseja adicionar ao produto. Porém estudos epidemiológicos correlacionam o consumo de GMS a diversos quadros patológicos como o Mal de Alzheimer, a doença de Huntington e também a chamada obesidade hipotalâmica." (1)

"O glutamato é rapidamente absorvido para a corrente sanguínea após a ingestão por via oral. Atravessa a barreira hematoencefálica por transporte ativo e a concentração no cérebro é mantida baixa independente da concentração plasmática. Porém, ele entra em regiões que não possuem barreira hematoencefálica, a partir de órgãos circoventriculares, como o hipotálamo. Foi mostrado que o glutamato pode destruir neurônios destes órgãos por um mecanismo excitotóxico (via receptor NMDA)."(2)

Segundo o neurocirurgião Doutor Russel Blaylock, autor do “Excitotoxinas: o Sabor que Mata”, o glutamato é uma excitotoxina, o que significa que superexcita suas células a ponto de ser perigoso ou mortal, causando danos em vários graus. Um estudo publicado por um grupo de pesquisa Americano mostrou uma conexão entre o consumo de GMS e o ganho de peso em humanos.

O excesso de Glutamato pode levar a lesões irreversíveis. "Estas lesões podem levar ao aparecimento da chamada obesidade hipotalâmica, como conseqüência de diversas desordens metabólicas, como hiperfagia, hiperinsulinemia, alterações na termogênese e até desordens do sistema nervoso autônomo."(3)

Embora haja todos estes dados mostrando que o excesso de glutamato pode causar o aparecimento e agravamento de diversos quadros patológicos, as legislações existentes para a regulamentação do uso do glutamato o caracterizam como sendo de uso seguro.


E o sódio?

Olhando o rótulo de alguns deles, a porção de 25g na tabela nutricional tem 189mg de sódio. O pacote tem 60g de biscoito, logo o pacote todo tem mais que o dobro de sódio (Lembrando que o recomendado de Sódio/dia = 2g, que equivale a 5g de sal).



Precisamos criar o hábito ler os rótulos! Qual o futuro que queremos para os nossos filhos? 

Vamos incentivar o consumo de frutas/legumes/verduras - o que a cada dia mais me assusta, eles NÃO CONHECEM AS FRUTAS/LEGUMES/VEDURAS, não tô falando só de criança pequena não, "crianças" de 10, 11 anos e até maiores! 


Então vamos combinar, que na próxima ida ao mercado, nada de salgadinhos, batata frita e um monte de biscoitos recheados? 



Dúvidas? Me escreva: clarapcostafonseca@yahoo.com.br



Fontes:
(1) - Bromatologia em Saúde
(2) - Olney JW: Excitotoxins in foods; Neurotoxicology 1994; 15: 535–44.
(3) - Pereira, Luciana O.; Francischi, Rachel P. de; Jr. Antonio H. Lancha. Obesidade: Hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina. Arq Bras Endocrinol vol 47 nº2 Abril 2003.




Nenhum comentário:

Postar um comentário