30 abril 2013

Chá de Hibiscus

O chá de hibiscus ou hibisco é o queridinho da vez. A flor da espécie Hibiscus sabdariffa L. provém da África e da Ásia, especialmente da Índia. Atenção: não é a flor encontrada em jardins Hibiscus rosa-sinesis.

Conhecido por atuar no controle do colesterol, possui antocianina, que integra o grupo dos flavanóides (sendo assim similar ao vinho) e de mucilagem, pigmentos flavonóicos, acido tartáricomálico, cítrico e hibístico, fitosteróis (sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol).

O chá ajuda no processo digestivo, diminuiu o acúmulo de líquidos no organismo e auxilia no processo de emagrecimento e é antiespasmódico. Contém antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e doenças do coração. Também utilizado como laxante leve.


O hibiscus pode igualmente ser consumido na forma de suco, com uma colher de chá da flor mergulhada em um litro de água de um dia para o outro. Depois é só misturar no liquidificador com as frutas preferidas. Como chá, ele pode ser consumido aquecido ou gelado, dependendo da temperatura ambiente e do gosto de cada um. Seu sabor é levemente azedo.

As informações acima citadas podem ser comprovadas em pesquisas já realizadas na Índia, verificando sua influência de forma benéfica ao se tratar da diminuição da gordura circulante do plasma e do fígado, supostamente devido a sua propriedade de seqüestrar radicais livres e à presença de antioxidantes naturais na planta.

Segundo estudo brasileiro realizado em Porto Alegre sobre plantas medicinais, o Hibiscus sabdariffa aparece no topo das ervas utilizadas pela população para emagrecer. Pesquisas vêm sendo realizadas para verificar os possíveis efeitos da planta e suas relações com a perda de peso.





Lembre-se sempre de procurar um profissional nutricionista para a indicação sobre seu caso.



Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário