22 abril 2013

Acne


A acne é uma afecção crônica, universal, multifatorial, inflamatória ou não inflamatória, que surge na puberdade, podendo surgir na mulher adulta em endocrinopatias. Caso não seja tratada, pode perdurar por toda adolescência e se estender até a fase adulta.

A prevalência de acne é muito menor em áreas rurrais e sociedades não industrializadas. Observações e relatos de casos ratificam esse dado ao sugerir que a acne se desenvolve em grupos que consomem alto conteúdo de glicose, dieta típica das sociedades modernas e industrializadas.

Acne e a Alimentação:

A discussão acerca dos alimentos que agravam o quadro acneico ainda é controversa. Os alimentos mais relacionados são: chocolate, nozes, produtos lácteos, alimentos gordurosos e condimentados, carboidratos simples.
A modificação dos hábitos alimentares, com a substituição do consumo de alimentos naturais pelos processados e industrializados parece contribuir para o desencadeamento da acne.

O que evitar?

✓Dieta hiperlipídica, ou seja, com muita gordura;

✓Hiperpermeabilidade intestinal: acontece quando as estruturas de adesão às células intestinais são destruídas, deixando passar para o sangue substâncias que não deveriam entrar. Alguns fatores como má digestão, hipocloridria, toxinas bacterianas, irritantes químicos, radicais livres e disbiose podem causar ou agravar a hiperpermeabilidade intestinal.

✓Dieta com alto índice glicêmico: bolos, pão branco, sorvete, biscoito, crackers, milho, cuscus, tapioca,  batata cozida/frita, mel, glicose, sacarose (entre outros).

✓Leite e derivados: Pela presença de hormônios de crescimento IGF-1 e a somatropina bovina afetam diretamente o IGF-1 humano. Além da questão do leite ser um alimento alergênico em potencial. Já foram identificadas mais de 25 frações proteicas alergênicas, entre elas: soroalbumina, gamaglobulina, alfalactoalbumina, betalactoglobulina e caseína.


O que preferir?

✓Zinco: Ostra, Gérmen de Trigo, Castanha-do-pará, Semente de Girassol e Abóbora entre outros.

✓Selênio: Castanha-do-pará.

✓Cobre: Mariscos, Cereais Integrais, Passas e Cacau.

✓Vitamina B5: Batata Doce, Abacate, Lentilha.

✓Vitamina B6: Aveia, Banana, Nozes, Abacate, Semente de Girassol, Grãos Integrais.


Lembre-se que para uma maior orientação e uma alimentação personalizada, procure um profissional Nutricionista!



Fontes:

Gomes RK, Damazio MG. Cosmetologia. Descomplicando os princípios ativos. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009.
Sanches O. As várias formas de acne. São Paulo: Revista Personalité 2008; 11(55):18-19
Strobel S. Dietary manipulation and induction tolerance. J Pediatr 1992; 121 (5 Pt 2):S74-9
Paschoal V, Naves A, Fonseca BLBA. Nutrição clinica funcional: dos principios a pratica clinica. São Paulo: Valéria Paschoal, 2007. p. 154-77
Pujol AP, Pereira EF. Nutrição Aplicada a Estética. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário