08 março 2013

TDAH e a Nutrição



O que é o TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

Como a Nutrição pode ajudar?

Estudos recentes mostraram que distúrbios de aprendizado, autismo, TDAH,  atraso no desenvolvimento, e hiperatividade tem uma correlação com sensibilidade ao glúten. A sensibilidade ao glúten é uma resposta imunológica exagerada a proteína de cereais como o trigo, centeio e a cevada em indivíduos geneticamente predispostos.
Diferente da doença Celíaca, que é uma doença inflamatória autoimune do intestino delgado, que apresenta como um dos sintomas: diarréia, distensão e dor abdominal, a sensibilidade ao glúten pode atingir qualquer outro órgão sem necessariamente comprometer o intestino.

O consumo exagerado de pães, massas seria o gatilho para essas doenças neurológicas.
Ao ingerir esses produtos as enzimas digestivas entram em ação para promover a quebra e absorção, porém essas moléculas são muito grandes, não sendo totalmente digeridas e alguns pedaços dessas moléculas ultrapassam a barreira intestinal, principalmente onde há uma permeabilidade alterada, e ao atingir a corrente sangüínea ela é identificada como "invasora" ativando os antígenos-anticorpo formando um complexo. Esse complexo pode se depositar no sistema nervoso causando sintomas psiquiátricos, cognitivos e de comportamento.
A retirada do glúten da dieta alivia os sintomas de um número significativo de pacientes.

Além do tratamento com medicamento é necessário avaliação de sensibilidade do glúten, além de manter uma mucosa intestinal saudável e avaliar outras deficiências nutricionais.


Fontes:
ABDA - Associação Brasileira do Déficit de Atenção
VP - Nutrição Funcional
Livro: Autismo Esperança pela Nutrição. Autora: Claudia Marcelino 
Associação de Atenção e hiperavtividade (TDAH) e Doença Celíaca: um breve relatório
Alcebra/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário