20 agosto 2013

Dieta Detox


Hoje todo mundo fala sobre a Dieta Detox.

Mas afinal o que é?
As toxinas estão presentes no nosso dia a dia: no ambiente (poluição, produtos químicos, cosméticos...),  e nos alimentos (corantes, conservantes, e aditivos químicos).  Essas toxinas se acumulam nos tecidos do nosso corpo, nas células de gordura, alterando os processo normais do nosso corpo (como exemplo a sensação de saciedade), e dificultando a perda de peso, e problemas de pele, inchaço, enxaqueca, entre outros.

Quais os benefícios?
O principal objetivo da Dieta Detox, é limpar o organismo. Quando sentimos que já fizemos tudo, e não conseguimos eliminar aqueles quilinhos extras, e principalmente não conseguimos melhorar de alguns sintomas. O nosso corpo realiza esse processo de detox sozinho, mas na maioria das vezes a quantidade de toxina é maior que a capacidade de eliminá-las.

A Detox faz uma "faxina" no organismo e por eliminar alguns alimentos que causam distúrbios, acabamos perdendo alguns quilinhos também!

Como fazer?
A dieta detox precisa ser acompanhado por um profissional de nutrição para ser bem orientada e ver qual a necessidade de suplementação antes, durante e/ou depois do período de detox.

Normalmente é realizado uma dieta pré-detox, para ajustar horários e fazer um reeducação alimentar que será de fundamental importância para a retirada de alguns alimentos durante o período detox. A quantidade de dias do período detox também será avaliado caso a caso.


Quais Alimentos são Retirados?
A cafeína, alimentos refinados (açúcar, farinhas, biscoitos, massas...), leite e seus derivados, carnes
gordas, fritura, embutidos (blanquet, mortadela, presunto...), refrigerantes, e produtos industrializados, álcool.

Também é orientado mudanças de hábitos: parar de fumar, não utilizar micro-ondas, papel alumínio, potes plásticos.




O que incluir?
Legumes, Verduras, Arroz Integral, Farelos, Sementes (castanhas, nozes, amêndoas...), Frutas. Existem alguns alimentos mais específicos: gengibre, melancia, couve, hortelã, agrião, rúcula, chicória, chás, brócolis, couve-flor, brotos... . Alimentos que estimulam o funcionamento do fígado, e assim ajudam a
eliminar as toxinas.

É muito importante sempre lembrar que todos nós somos seres ÚNICOS, e que respeitar essa individualidade é de extrema importância!

O plano alimentar deve ser elaborado de acordo com as necessidades individuais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário