Depois de assistir o documentário Muito Além do Peso, um dos pontos que me chamou atenção foi a dificuldade que as pessoas tem de entender os rótulos dos alimentos. De fato, eles são cheios de "pegadinhas"e nomes estranhos. No consultório costumo orientar os pacientes em ter o hábito de olhar os rótulos e muitas vezes eles levam as embalagens dos produtos que costumam comprar, para que eu olhe e veja se de fato são benéficos. E foi pensando nisso tudo que elaborei o post de hoje do Blog.
"No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor."
"Dados recentes levantados junto à população que consulta o serviço Disque-Saúde do Ministério da Saúde demonstram que aproximadamente 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, no entanto, mais da metade não compreende adequadamente o significado das informações"
Vamos começar pelo que costuma nos trazer maiores dúvidas, a lista de Ingredientes. Nela vamos conhecer tudo que estaremos ingerindo, e ela é de suma importância.
1)Lista de Ingredientes: a lista é feita em ordem decrescente, ou seja, do ingrediente em maior quantidade para o de menor quantidade. Aqui você vai encontar aqueles nomes estranhos, como: acidulante, edulcorantes entre outros.
*Edulcorantes: São os nossos conhecidos adoçantes.
*Acidulantes: São substâncias adicionadas a gêneros alimentícios com a função de intensificar o gosto ácido (azedo) de alimentos e bebidas. Também influem na conservação microbiológica dos alimentos.
*Antiumectante: são substâncias capazes de reduzir as características higroscópicas (que absorvem a umidade do ar) dos alimentos, ou seja, impedem que as partículas individuais dos alimentos juntem-se às outras devido à umidade
*Antioxidantes: São substâncias usadas nos alimentos principalmente com a função de conservação.
*Umectantes: Usados para manter a umidade do produto.
*Estabilizantes: Ajuda na retenção da água, o que deixará o produto mais fresco e úmido por muito mais tempo.
Informações sobre o que esses compostos podem trazer ao nosso organismo você encontra nesse post do blog: Aditivos: Você sabe o que está comendo?
2)Origem: No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.
3)Prazo de Validade: Os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for inferior a três meses; o mês e o ano para produtos que tenham prazo de validade superiora três meses. Se o mês de vencimento for dezembro, basta indicar o ano, com a expressão “fi m de...... “ (ano).
4)Conteúdo Líquido: Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. O valor deve ser expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro).
5)Lote: É um número que faz parte do controle naprodução. Caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.
6)Informação Nutricional Obrigatória: É a tabela nutricional. Sua leitura é importanteporque a partir das informações nutricionais você pode fazer escolhas mais saudáveis para você e sua família.
No próximo Post vamos falar em mais detalhes sobre a Tabela de Informações Nutricionais!
Fontes:

Nenhum comentário:
Postar um comentário