01 novembro 2014
Chá de Cavalinha
A Equisentum sp., conhecida popularmente como cavalinha ficou famosa pelo seu forte poder diurético. Costumo indicar para os casos de retenção de líquido, pois estimula o funcionamento dos rins. No entanto, a cavalinha também é indicada para outros fins segunda a tradição popular (ainda não comprovados cientificamente): tratamento de próstata, bronquite, caspa, inflamação no fígado, aftas, hemorróidas.
Tem como princípio ativo o ácido sílico, sílica, saponinas, flavonoides, ácidos orgânicos, substâncias amargas e sais minerais.
E dentre propriedades benéficas encontram-se: anti-inflamatório, adstringente, diurético, desintoxicante e revitalizante. São esses que ajudam na boa circulação do sangue, beneficiam o metabolismo – resultando no emagrecimento – e elimina as toxinas absorvidas pelo organismo.
Modo de Preparo:
Para 500ml de água "fervente" (desligue a água antes de levar fervura, quando estiver formando pequenas bolhas), use 2 colheres de sopa da erva.
Quer incrementar o chá? Acrescente mais 2 colheres de sopa de hortelã fresco ou seco.
Lembre-se: Consulte sempre seu Nutricionista Funcional ou seu Médico, para saber como e quando inserir o chá.
26 outubro 2014
Disbiose Intestinal
O intestino é um dos órgãos mais importantes
do corpo humano, executando diversas atividades, sendo capaz de permitir a
entrada de determinados nutrientes e, até mesmo, de impedir que certas substâncias
prejudiquem a nossa saúde.
Entre outras funções destacam-se a
produção de vitaminas do complexo B, vitamina K, enzimas digestivas, absorção
de nutrientes, redução dos níveis de colesterol, desintoxicação hepática,
maturação do sistema imunológico, entre outros.
Como ter um
intestino saudável
Ter um intestino saudável é essencial
para uma melhor qualidade de vida, seu funcionamento correto e sua regularidade são fundamentais.
Nossa
alimentação ocidental moderna composta de poucas fibras, rica em açúcar e
aditivos alimentares se torna um meio oportuno para a proliferação de bactérias
ruins ao organismo, gerando consequências deletérias à saúde.
O que é Disbiose Intestinal
Assim a nossa flora intestinal pode ser
prejudicada quando há um desequilíbrio, quando a quantidade
de bactérias maléficas (patogênicas) é superior às bactérias benéficas,
ocorrendo então o que chamamos de Disbiose Intestinal, um
distúrbio que afeta negativamente a saúde podendo acarretar diversos sintomas,
manifestações clínicas, além de desnutrição, sobrepeso e até o surgimento de
doenças mais graves, como o câncer no colo retal.
A disbiose intestinal inibe
a formação de vitaminas produzidas no intestino, como a vitamina B12 e permite
o crescimento desordenado de fungos e bactérias, impactando no bom funcionamento
do organismo.
Sintomas
da Disbiose Intestinal
Fique atento a alguns
dos sintomas da disbiose intestinal:
· refluxo,
· gases,
· cólicas
intestinais,
· distensão
e dor abdominal,
· constipação
(prisão de ventre),
· diarreia,
fezes com gordura,
· muco
ou sangue nas fezes,
· dores
de cabeça, baixa imunidade,
· alergias
ou fadiga.
As causas da Disbiose Intestinal
As
principais causas da disbiose intestinal são: alimentação pobre em fibras e
nutrientes essenciais, baixa ingestão de água, consumo excessivo de açúcar,
gorduras, proteínas e alimentos consumo
excessivo de alimentos processados em detrimento de alimentos crus, deficiência de vitaminas e minerais, uso frequente e indiscriminado de antibióticos, anti-inflamatórios hormonais e não hormonais, antiácidos e laxantes, excessiva exposição a toxinas ambientais, estresse, entre outros.
Dicas para melhorar o equilíbrio
intestinal
Seguem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o equilíbrio
intestinal, evitando qualquer sintoma de disbiose:
·
Mantenha uma dieta equilibrada e
balanceada
·
Consuma fibras alimentares diariamente
(frutas e verduras e cereais integrais)
·
Diminua o consumo de carboidratos
refinados (pão, massas, bolos, doces concentrados)
·
Controle a ingestão de carnes
vermelhas
·
Diminua a ingestão de leite e
derivados e de gorduras
·
Evite o consumo excessivo de
bebidas alcoólicas
·
Utilize alimentos ou suplementos
probióticos e prebiótico
·
Se necessário, utilize
complementos vitamínicos/minerais em pó ou em cápsulas
·
Pratique exercícios físicos
regulares, uma caminhada diária já é um bom começo!
Qualquer incômodo, dor ou funcionamento irregular do seu intestino,
procure um nutricionista para a elaboração de um plano alimentar
individualizado e também o seu médico gastroenterologista para avaliação
periódica.
Fonte: http://nutrii.com.br/
22 outubro 2014
Chá de Camomila
Matricária recutita, também conhecida popularmente também como Camomila, usada amplamente na nossa cultura.
Normalmente utilizada para insônia, ansiedade, nervosismo, dificuldade para dormir. Mas também com benefícios como irritações cutâneas, resfriados, inflamações nasais, sinusite, diarreia e cólicas menstruais.
Ela é rica em flavonoides e cumarina, tendo ação estimulante da cicatrização, antibacteriana. anti-inflamatória, anti-espasmódica e calmante.
Lembre-se: Antes de incluir a Camomila no seu dia-a-dia consulte uma nutricionista funcional para ver qual o melhor chá para adicionar a sua rotina.
Fonte:
Imagem da Internet
Rolinhos Light
Para receber os amigos, ou uma opção de lanche rápido para o seu jantar.
Ingredientes:
Para a Pasta:
- ½ beterraba grande picada e cozida
- 100 g de ricota fresca
- ½ pote de requeijão light ou requeijão de búfala
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de azeite
- 1 colher (chá) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
Para o Rolinho:
- 10 discos de tapioca*
- 1 cenoura ralada
- 2 folhas de alface picadas
- 10 tomates-cereja ao meio
*Tapioca: 2 colheres de sopa de goma de tapioca + 1 colher de chá de semente de chia.
Modo de Preparo:
Pasta: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta. Reserve na geladeira.
Rolinho: Faça os discos de tapioca, depois coloque um pouco da pasta, a cenoura ralada e o alface. Enrole delicadamente apertando bem para formar um rolinho. Corte e espete um palito com o tomate cereja. Sirva!
Fonte:
Imagem - Site da Nestlé
Receita Inspirada no Site da Nestlé
01 outubro 2014
Outubro: Mês Mundial da Alimentação
Outubro é o mês Mundial da Alimentação, esse ano o tema é preço dos alimentos. Durante todo esse mês vamos abordar esse tema e outros como as "pegadinhas" dos rótulos dos alimentos e dicas diversas!
***
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) acaba de divulgar o tema para o Dia Mundial da Alimentação, que acontece todos os anos no dia 16 de outubro. O tema é “Preço dos alimentos – da crise à estabilidade “.
A celebração é promovida em todo o mundo FAO. O tema escolhido para este ano visa esclarecer o assunto e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis.
No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil.
Neste ano, em todo o país, acontecerão atividades de 11 a 17 de outubro, consolidando a Semana Mundial da Alimentação.
Preços dos alimentos – Variações nos preços dos alimentos, em especial a alta de preços, representam uma séria ameaça para a segurança alimentar e nutricional dos países em desenvolvimento. As populações carentes são as mais seriamente atingidas. De acordo com o Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema em todo o mundo.
A FAO realiza anualmente o Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro. Trata-se do dia em que a organização foi fundada, em 1945. Entre os objetivos dessa ação, está o incentivo a uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.
Mais informações: www.fao.org
Fontes: Imagem: Internet
Marcadores:
Blog,
Mês Mundial da Alimentação
31 agosto 2014
Dia do Nutricionista - 31 de Agosto
Parabéns a todos os Nutricionista, que lutam por uma alimentação mais saudável e equilibrada, e que nunca desistem!!!
E meu obrigada a todos os pacientes que confiam a sua alimentação e sua saúde à nós. Nosso trabalho e estudo diário não teria tanto sentido sem vocês, que nos ensinam com suas histórias de vida, trazendo novos horizontes e novos desafios todos os dias. Amo minha profissão, e amo mais ainda poder servir de instrumento para ajudar cada um de vocês!!! Beijos da Nutri
E meu obrigada a todos os pacientes que confiam a sua alimentação e sua saúde à nós. Nosso trabalho e estudo diário não teria tanto sentido sem vocês, que nos ensinam com suas histórias de vida, trazendo novos horizontes e novos desafios todos os dias. Amo minha profissão, e amo mais ainda poder servir de instrumento para ajudar cada um de vocês!!! Beijos da Nutri
Marcadores:
Blog,
Dia do Nutricionista,
Nutrição Funcional
07 agosto 2014
Brigadeiro de Chuchu da Karine
Olhando a foto chega a ser inacreditável que exista Chuchu ali...mas tem!
Quem mandou a receita foi a Karine, que além de minha amiga de infância, é uma ótima fonoaudióloga, mãe da coisa mais fofa do mundo, a Fernanda, e recentemente também se tornou minha paciente!
vamos a receita?
Ingredientes:
1 Chuchu Grande
1 col. de sobremesa rasa de essência de baunilha
1 gema
4 col. de sopa de leite em pó desnatado ou leite vegetal (em pó ou líquido)
1 col. de sopa de amido de milho (vou testar com outras farinhas e depois eu conto...)
4 col. de sopa de cacau em pó (costumo usar a marca Bhering)
Adoçante a gosto (sucralose ou stévia) ou Açúcar demerara
Canela (opcional)
Modo de Preparo:
Descasque o chuchu e corte em cubos pequenos. Em seguida, coloque em uma panela, cubra com água filtrada, acrescente a essência de baunilha e cozinhe bem. Essa etapa é fundamental, o chuchu precisa ficar bem macio. Quando o chuchu estiver bem cozido, escorra toda a água e bata em um processador com a gema, o leite em pó e o amido de milho. Depois, passe essa mistura por uma peneira. Coloque o chuchu batido em uma panela, acrescente o cacau em pó, o adoçante e, se desejar, um pouco de canela. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, até obter o ponto de brigadeiro. Dicas: se estiver bem cozido, você não precisa passar a "massa" na peneira. Use o adoçante que você mais gosta!
Fonte:
Imagem Pessoal
Assinar:
Postagens (Atom)





